9 de julho de 2013

Receita : Croissants de massa brioche


Ingredientes
Leite: 240 ml
Açúcar: 63 g
Farinha tipo 65: 550 g
Ovos, à temperatura ambiente: 4
Fermento de padeiro, seco: 8 g
Sal: 7 g
Manteiga sem sal, amolecida: 340 g
Açúcar em pó, para polvilhar: q.b.
Ovo: 1
Leite: 1 Colher de sopa

Preparação

Comece por levar o leite ao lume para que este fique tépido. Numa tigela, junte o açúcar e o leite tépido. Adicione 1/4 da farinha (cerca de 140g), mexa com uma colher de pau, até estar envolvida.
Adicione os ovos ligeiramente batidos e mexa até estar tudo envolvido. Junte mais 1/4 da farinha e envolva. Adicione mais 1/4 da farinha com o fermento e envolva bem. Termine com o último 1/4 de farinha e o sal, envolvendo tudo muito bem. (a massa estará meio líquida e pegajosa nesta fase)
Divida a manteiga em pedaços. Com as mãos, vá juntando pedaços da manteiga à massa até que estes se desfaçam completamente envolvendo-se na massa. Cumpra esta fase com rigor - a manteiga deve ser incorporada em pequenas doses e sempre envolvida bem antes de nova adição (a massa continuará pegajosa e líquida - não se preocupe, nem adicione mais farinha).
Depois de toda a manteiga adicionada, tape a tigela com película aderente e leve ao frigorífico por 4 horas ou durante a noite (estas horas são essenciais para deixar repousar a massa e conferir-lhe a estrutura necessária para ser esticada). Passado o tempo, polvilhe uma bancada com farinha. Divida a massa em 2 partes. Coloque uma na bancada e volte a colocar a outra no frigorífico. Com a ajuda de um rolo da massa estique um círculo de massa com cerca de 40 cm de diâmetro.
Com a ajuda de um cortador de pizas ou de uma faca, corte o círculo de 8 partes iguais, formando triângulos. Dobre cada triângulo, enrolando-o, da extremidade larga para a extremidade pontiaguda. Molhe o bico do triângulo com água para que este cole. Forme meias luas com o croissant e posicione o bico do triângulo o mais para dentro possível, sem que este fique por debaixo do croissant, para não se soltar durante o cozimento. Coloque os 8 croissants num tabuleiro de forno com papel vegetal. Tape-os com película aderente e deixe repousar 45 minutos.
Retire a outra metade da massa e repita o processo. Quando tiver os 2 tabuleiros com 8 croissants cada, e se tiverem passado os 45 minutos, pré-aqueça o forno. Pincele cada croissant com um ovo batido com uma colher de sopa de leite. Coloque-os a cozer a 180ºC por cerca de 20 minutos, trocando os tabuleiros de posição a meio do tempo. Deixe-os arrefecer e polvilhe com açúcar em pó, se assim o quiser.

Sem comentários:

Enviar um comentário